samedi, novembre 24, 2007

Por quês.

Acontece um pouquinho depois da criança aprender a formular frases inteiras. Ainda não há aquele "filtro" entre pensar e dizer, ainda há expontaniedade, ainda há inocência e ainda falta muita intimidade com o mundo. Tudo é novidade. Se quer conhecer, quer descobrir, quer entender. Ainda é folha em branco. É a fase dos "por quês". Pouco escapa ao olhar atento de uma criança e à sua imaginação fertil em pleno período de plantio. E tudo tem uma explicação. Tem que ter! E, claro, mamãe sabe tudo, ela é gente grande, sabe responder. Pouco depois, criança começa a formular seu proprio universo, e a dar explicações para suas proprias perguntas. Aprende coisas na escola. Fase de "por quês" passa.

Até hoje, a minha não passou. Tenho quase certeza que gente grande não sabe tudo. Gente grande não consegue responder nem metade dos meus "por quês" e me ponho a questionar ainda mais. Ai eu pesquiso, estudo, investigo, tento achar a resposta sozinha. Nunca acho. É tão complicado! Eu pergunto pra Deus, mas raramente consigo entender o que Ele tem a me dizer. Ele é misterioso, tem a resposta pra tudo, e ainda assim cisma em deixar que a achemos por conta própria. A sociedade também não explica nada. Ela impõe. Já era assim desde antes de você nascer, se encaixe no sistema, não questione. A resposta da sociedade é sempre "porque sim" ou "porque não, oras". Não sabe de nada, não é de nada. E se for assuntos do coração então, ixi! melhor se calar e engolir a seco sua pergunta.

Por que eu não sei de tudo? Por que a gente tem de agir conforme o scrip? Por que é tão dificil seguir as batidas o coração? Por que "ser feliz" nem sempre tem a ver com "ser e fazer o que você quiser ser e fazer"? Por que não consigo distinguir direito que é coisa da minha cabeça e o que é realidade? Por que alguém disse que o "certo" é certo e o "errado" é errado? Por que temos que classificar e nomear tudo e todos? Por que as pessoas são tão individualistas? Por que tudo que é gostoso engorda? Por que não dá pra viver de sonhos? Por que não dá pra viver de flores, nem de brisa, nem de poesia e musica todos os dias? Por que as coisas não são do jeito que eu quero? Por que a razão é tão burra? Por que a gente faz besteira? Quem disse o que é bom e o que é ruim? Por que o desamor? Pra que a intolerância? Por que não dá pra falar em silêncio, olhando nos olhos, com todas as pessoas do mundo? Por que tudo passa? Tem mesmo alguém que escreve a tal história da gente, o tal destino tá mesmo traçado? Por que mulher não pode fazer xixi em pé? Por que chuva não tem gosto? Por que não fazem logo a reforma agrária, tributária e política? Por que não separam Estados por fatores culturais, étnicos e religiosos, e resolvem logo o problema do Oriente Médio e da África? Contos de fadas existem? Quem disse que o dia tem vinte e quatro horas? Por que o profissional da educação e da arte não é valorizado do jeito que devia, já que todo mundo precisa deles ? Já inventaram tudo, eu posso inventar algo de inovador também? Por que minha cabeça não pára de pensar, nem por um minuto? Por que eu não consigo dormir? Por que não posso voar? Tem vida em outro planeta ou lugar no universo? Quem nasceu primeiro? Existe vida após a morte, vidas passadas, vidas futuras, inferno, céu, essas coisas? Por que eu não posso ter você, assim, do jeitinho que eu sonhei? Cadê a pessoa que sabe me responder?

É, ainda me falta muita intimidade com o mundo. Acabei de aprender a formular frases inteiras. Ainda sou folha em branco











Notas:
- quanto as respostas, quem as souber, que me mande um e-mail muito didático e bem explicadinho. Ainda tenho muito a aprender.

Aucun commentaire: